FISL 14 - Guia de Sobrevivência


Começa amanhã (03/07) e vai até o próximo sábado (06/07) em Porto Alegre -RS o 14º FISL -Fórum Internacional do Software Livre, é o maior evento de software livre da América Latina, serão quatro dias de palestras, networking, encontros de grupos e brindes! Acredita que só através do conhecimento livre é que o ser humano pode crescer de maneira responsável e em comunidade.

Quem já está se preparando para ir é bom já estar preparado, pois os quatro dias serão árduos, palestras atrás de palestras, almoços em diferentes horários e a correria de achar a sala correta na última hora, para auxiliar os marinheiros de primeira viagem dicas vão pipocando pela internet o tempo todo, reunimos abaixo algumas delas, confira.


Local - O evento acontecerá no Centro de Eventos da PUC/RS que fica dentro do campus da universidade, o mesmo proporciona uma ampla gama de facilidades como diversos restaurantes e lancherias, porém como o campus é grande e meio labiríntico até para os locais, imaginem para quem está chegando agora. Para auxiliar a galera do Pletax iniciou um mapa com vários pontos de interesse das redondezas onde qualquer um pode adicionar novos! Legal né :)


Como trata-se de um evento de software livre e os participantes estão engajado em auxiliar, o mapa só deve receber melhorias, se você também vai e conhece o local não deixe de colaborar com mais informações para o mapa.

Palestras - Como sempre acontece, serão muitas! quatro dias, dezoito salas, com palestras das dez da manhã as sete da noite sem parar ao meio dia, chegaremos há aproximadamente 720 palestras, sim é muito conhecimento e impossível assistir todas. Por isso estudar previamente a grade e selecionar previamente algumas é muito importante, principalmente para os primeiros horários do primeiro dia já que a correria do credenciamento pode fazer os mais desavisados perderem boas apresentações. Então, acesse já a grade de horários oficial (que está continuamente sendo atualizada) e marque suas escolhas.

Fique ligado também para o circuíto de eventos alternativos que acontecem na área de grupos de usuários, e também nos horários pós evento. Esses acontecimentos em geral são divulgados no local, boca a boca, Twitter, Facebook, Google+ ou qualquer rede social.

Networking - O FISL, assim como todo evento de tecnologia é um excelente lugar para conhecer pessoas e fazer contatos, não só profissionais, mas também nas comunidades. Algumas dicas podem ajudar:
  • Atualize e traduza seu currículo, muitas empresas não estão só lá para mostrar suas novidades mas também para angariar novos profissionais e como muitas delas são internacionais, não é só importante ter o currículo atualizado mas também traduzido para o inglês;
  • Cartões de visita, mas não necessariamente os tradicionais feitos de papel, pode ser um vCard no seu celular, um email pronto para envio na sua caixa de saída ou até mesmo uma landing page com suas informações de contato;
  • Visite os grupos de usuários, existe uma parte da área de exposições somente dedicada aos grupos de usuários, seja de uma linguagem de programação, uma distro GNU/Linux ou qualquer interesse em comum, todos são muito abertos a troca de ideias e conhecimentos, quem sabe quantas parcerias podem se formar lá?
Equipamentos - Saber o que levar é fundamental, esquecer alguma coisa pode comprometer seu dia, se levar coisas desnecessárias a mais e suas costas sofrerão, então aqui vai umas dicas do que é importante levar:
  • Pendrive(s), apesar da computação em nuvem já ter crescido bastante é sempre bom ter um por perto, nem que seja com uma cópia do currículo para entrega-lo facilmente em um stand ou para algum contato;
  • Bloco de anotações e canetas, eu sei que muitos, inclusive eu usa tablets e smartphones, mas em alguns momentos ter um caneta e papel fácil pode ser bem útil.
  • Lanches, o ciclo de palestras pode ser intenso e muitas vezes a hora do almoço vai acontecer no fim do dia então é sempre bom ter algo para tapear a fome, nem que seja umas barras de cereais;
  • Régua elétrica e adaptadores, dependendo do lugar, tomadas podem ser escassas e uma régua pode salvar a sua vida e do pessoal sentado em volta quando a bateria do notebook está para morrer, e os adaptadores vocês podem agradecer os órgãos responsáveis pela salada de frutas de tomadas em que vivemos;
Essas são apenas algumas dicas que a galera do Pletax reuniu, mas várias outras são encontradas pela internet, mas procurar, você pode seguir no Twitter e Google+ as hastag #fisl14 e ficar por dentro de muitas informações.

Mesmo que não possa ir no evento, ainda assim é possível acompanhar tudo pela web, através da TV Software Livre, Rádio Software Livre ou mesmo pelo site do FISL 14.

Siga-me também no Twiter que tentarei manter sempre informações do que acontece no evento.

via Pletax

Postar um comentário