Keynote 22/10: OS X Mavericks, iLife e iWork

Se você entrou em qualquer site de noticia ontem e principalmente Twitter e Facebook, deve estar sabendo que ontem foi mais um dia de Keynote da Apple, vamos abaixo a um resumão de tudo que rolou ontem.


Como já de costume quem começou a apresentação e subiu ao palco foi o CEO Tim Cook, que inciou apresentando vários números sobre a Apple, como acontece nos 10 primeiros minutos de todas Keynotes da maçã. Alguns números que merecem destaque, em 5 dias já haviam mais de 200 milhões de iGadgets com o iOS 7, tornando-se assim o upgrade mais rápido de software na história.

Mavericks 

Após a apresentar alguns números Cook chamou ao palco Federigh, para falar sobre o Mavericks, que segundo ele uma das principais missões do Mavericks, foi aproveitar melhor o hardware, em termos de bateria, memória e performance. O OS X 10.9 é agora bem mais eficiente no uso de energia e em termos de memória, ele também faz um gerenciamento bem mais inteligente, comprimindo a RAM dinamicamente e liberando mais memória quando necessário.


Agora talvez a maior surpresa do evento, o novo sistema operacional desktop da Apple já está disponível para compra, por apenas US$0! Isso mesmo: free, totalmente gratuito! E o melhor: mesmo para quem ainda está no Mountain Lion, no Lion ou até no Snow Leopard.

iLife e iWork

Quem veio ao palco logo na sequencia foi Eddy Cue (vice-presidente sênior de software e serviços para internet) apresentar mais novidades, começando pela nova suíte iLife.

Com novas versões de iPhoto, iMovie e GarageBand, tanto para dispositivos móveis quanto para computadores, claro, otimizados para o iOS 7 e o OS X Mavericks


O iPhoto vem com um visual totalmente novo no iOS e ele agora traz álbuns de fotos no iPad, algo que só estava disponível em Macs. 

O iMovie também tem um visual renovado no Mac e conta com um novo recurso, o iMovie Theater, que reúne todos os seus vídeos, trailers, etc. para que você possa vê-los facilmente. Tudo fica sincronizado entre Macs, iGadgets e Apple TVs via iCloud.

O GarageBand também ganha um novo visual no iOS 7, pulando de 8 para 16 faixas simultaneamente. Se o aparelho for de 64 bits, são no total 32 faixas. O visual também é novo no Mac, junto de uma biblioteca de áudio renovada. Com o recurso Drummer do GarageBand, é possível tocar uma bateria em cima da música já presente na timeline. Com drag & drop, você pode pegar um padrão de bateria e ir ajustando de acordo com o seu gosto. A interface é bem intuitiva e oferece controles simples para resultados avançados. Já os sons foram capturados de músicos profissionais, por isso são totalmente reais.


São vários novos recursos nos três apps, os quais serão gratuitos de hoje em diante na compra de um novo iGadget ou Mac, para quem já tem os aplicativos, as atualizações estarão disponíveis ainda hoje!

iWork

Depois de demostrado todas a novidades do iLife a bola da vez foi o iWork, também atualizado para o iOS 7 e para o OS X Mavericks. É o maior update já feito na suíte de produtividade, que foi totalmente rescrita no Mac. A compatibilidade entre arquivos é total nas duas plataformas. Em termos de performance, tudo está otimizado para 64 bits, e as interfaces foram renovadas, para que tudo fique mais simples e poderoso.


No Pages para Mac, o visual lembra bastante o do iWork no iCloud.com, com uma nova coluna lateral contextual para as suas formatações. A ideia é tirar as ferramentas do caminho, permitindo que o usuário foque-se no conteúdo.

Os gráficos do Numbers ganharam novos visuais, agora interativos e animados. o Keynote vem com novos efeitos e animações. A própria apresentação da Apple foi feita com ele, então quem assistiu à keynote já pode conferir algumas das novidades, há uma série de efeitos e transições divertidas, animadas e mais realistas.

A suíte iWork também foi apresentada no palco, com um foco interessante na colaboração, um menu mostra quem está conectado ao documento num determinado momento. A coisa funciona exatamente como esperado, com os dois trabalhando juntos na mesma interface, de máquinas diferentes, tudo pelo Safari, com as atualizações ocorrendo em tempo real na tela de ambos, mesmo no navegdor, tudo funciona com drag & drop.

Assim como o iLife, o iWork é gratuito na compra de um novo iGadget ou Mac, todos eles já disponíveis.

via MacMagazine

Postar um comentário