Ubuntu Natty Narwhal 11.04

Nessa quinta-feira (28/04) a Canonical liberou mais uma versão do Ubuntu, e talvez a mais esperada de todas, pelo fato da mudança da plataforma Gnome para Unity, o gerenciador de janelas padrão do sistema da canonical. Muito foi discutido sobre essa mudança, eu tenho minhas opiniões a respeito, mas prefiro deixar isso para um outro post e testar mais o Unity, o foco agora é discorrer sobre o novo Ubuntu 11.04 e suas novidades.


Começamos falando do Unity, ele é sim o padrão, mas o Gnome continua lá, tudo bem que escondido, mas continua no mesmo. Caso seu computador por algum motivo não suporte o Unity, não se preocupe, ele automaticamente entra no Gnome. Pode acontecer se a sua placa de vídeo não suportar 3D, ou se os drivers para a placa não estiverem instalados.

Se o Unity estiver em ótimo funcionamento, vamos entender o que está acontecendo a respeito das mudanças, três itens que serão notados de imediato por quem nunca usou o Unity e estava acostumado com o Gnome.
  • A barra do rodapé sumiu. No Unity ela simplesmente não é mais necessária.
  • A barra superior sofreu uma mutação: agora ela também mostra os menus do programa que estiver em destaque, de uma forma similar ao Mac OS.
  • Há um lançador de aplicativos no canto esquerdo da tela. Você pode adicionar seus programas preferidos ali, para rápido acesso. A barra fica oculta quando você maximiza uma janela ou arrasta uma janela para o canto esquerdo, mas ela volta a aparecer automaticamente quando a área estiver “desocupada”.
Com isso temos uma área de trabalho mais limpa, com o mínimo de elementos, o que permite usar ao máximo o espaço disponível. A única área que fica ocupada é a barra no topo, que não deve cobrir nem 5% da maioria dos monitores. Usuários de netbooks vão agradecer muito. Mas nem tudo são flores, como não há mais uma barra com os programas abertos, quem gosta de manter as janelas maximizadas e alternar pela barra (como é o meu caso) vai sofrer um pouco para se acostumar.

Sobre o lançador de aplicativos: sabendo usá-lo corretamente, você vai amá-lo. Digamos que a barra esteja oculta, mas algum programa exige a atenção do usuário — um novo e-mail ou o fim de um download, por exemplo —… O ícone desse programa aparece no canto esquerdo e dá uma balançada para chamar sua atenção. Além disso, alguns programas podem mostrar pequenas notificações junto ao ícone, de uma forma similar às notificações do iOS (por exemplo, o Evolution mostra quanto e-mails novos estão na caixa de entrada).

Para abrir mais de uma janela do mesmo programa clique com o botão do meio do mouse. Se você estiver em um notebook, clique no touchpad com os dois dedos ou aperte os dois botões ao mesmo tempo. Para ver todas as janelas abertas, clique no ícone do aplicativo e ele vai mostrar miniaturas das janelas (bem ao estilo Mac OS X). E você ainda pode chamar os aplicativos pelo teclado. Aperte a tecla Super (aquela que normalmente vem com o logo do Windows) e o lançador vai ficar com os aplicativos “numerados”; em seguida, pressione a tecla correspondente e o programa é aberto. Simples e rápido.

Se você já tem o Ubuntu 10.10 no computador, o instalador vai perguntar se você prefere atualizá-lo ou fazer uma instalação limpa.

Baixe o Ubuntu 11.04 caso queira fazer a instalação limpa http://releases.ubuntu.com/natty (Ubuntu, Ubuntu Server) 


Com relação aos programas, além do Firefox 4, temos também o Banshee, novo player de música padrão e que substitui muito bem o Rhythmbox. Além disso, o LibreOffice é a nova suíte de documentos padrão, substituindo o OpenOffice. Outros aplicativos também foram atualizados e receberam cuidado especial, como o Empathy programa de mensagens instantâneas que suporta diversos protocolos (MSN, GTalk e outros).

O Ubuntu 11.04 diferencia-se das interfaces tradicionais, beneficiando-se de poderosos mecanismos de busca para facilitar o processo de encontrar arquivos ou programas. A tendência chega ao Ubuntu diretamente da web, onde os usuários preferem que a busca seja o ponto de partida para a maioria de suas tarefas. O sistema de busca do Ubuntu coloca aplicações, músicas, vídeos e outros arquivos agrupados em um único lugar. Todo o conteúdo pode ser alcançado por meio de uma mesma ferramenta.


Ao buscar um aplicativo, os usuários verão os aplicativos utilizados mais recentemente ou uma lista de aplicativos instalados, e sugestões de novos aplicativos para download pelo Central de Programas Ubuntu. Os aplicativos podem ser arrastados até o launcher para acesso rápido. Uma aplicação aberta será destacada no launcher enquanto estiver ativa, e pode ser ancorada ao launcher se o usuário assim desejar. Caso contrário, a aplicação se removerá automaticamente do launcher quando for fechada. Os programas podem ser procurados pelo nome ou por categoria, de forma que mesmo quando o usuário não souber o nome de um determinado programa, ele ainda assim poderá ser encontrado rapidamente.


O Ubuntu One é um serviço de cloud para usuários individuais, que oferece uma solução gratuita para compartilhamento de contatos e arquivos, combinado com um serviço de streaming de música atualmente disponível para as plataformas iPhone e Android, podendo ser acessada de qualquer lugar do mundo. A versão oficial do cliente Windows será lançada em breve – e trará também diversas melhorias ao Beta público que está disponível para testes.

Além de oferecer melhor velocidade e performance para a sincronização de arquivos, usuários que adotarem o Ubuntu One também podem acessar seus arquivos através da plataforma Android, importar contatos do Facebook e sincronizar todo o conteúdo do Gmail, além de novas características para o streaming de música, como a inclusão de novos formatos de arquivos suportados e gerenciamento de playlist. O Ubuntu One agrega valor ao Ubuntu, tornando suas ferramentas disponíveis em outros dispositivos. Novos serviços são frequentemente adicionados ao Ubuntu One, de forma que sempre há algo novo para os usuários descobrirem.


Ainda existe muito a ser explorado no Ubuntu 11.04, mas esses são assuntos para outros posts, pois vamos conviver com essa versão por mais 6 meses e muitas novidades pode ir surgindo.

Postar um comentário