WWDC 2017: macOS High Sierra

Depois do tvOS e watchOS, chegou a hora da Apple apresentar o seu sistema operacional para Macs, o macOS High Sierra, que foi apresentando por Craig Federighi. Pelo nomejá deu pra entender que não teremos grandes mudanças visuais, é mais um refinamento daquilo trazido no ano passado.


A primeira novidade do novo macOS é no Safari, que, segundo a Apple, será o navegador desktop mais rápido do mundo no High Sierra. Os ganhos de performance em JavaScript são enormes, se comparados com o Google Chrome. O Safari no High Sierra virá com alguns recursos, como o bloqueio de vídeos que tocam automaticamente em sites e um sistema de proteção inteligente para melhorar a privacidade de usuários, impedindo que sites obtenham dados obtidos de outros via cookies.

O Mail também recebeu melhorias, no sistema de busca, que jutno ao Spotlight será mais inteligente, agora, mostrando os resultados mais relevantes da busca em vez de simplesmente os mais recentes. Além disso, o aplicativo terá uma nova visão dividida em tela cheia, e virá com um recurso para que os emails salvos ocupem até 35% menos espaço no disco. 


O Fotos passa organizar mais intuitivamente as fotos e com um menu de filtros para que o usuário só veja o que quiser, o sistema de reconhecimento de rostos também, foi aprimorado e isso tudo fica sincronizado em todos os dispositivos do usuário. Também há novas opções de edição e a possibilidade de mandar fotos para editores externos, como o Adobe Photoshop, e depois voltar ao Fotos para continuar de onde você parou. 


Como já mencionado o macOS High Sierra não terá grande mudança visível, mas internamente a maior e mais importante dela, o primeiro do Mac a trazer o novo Apple File System (APFS), que já está no iOS 10.3 e traz melhorias enormes na indexação de arquivos e velocidade de transferência.

Além disso, virá com um novo padrão de vídeos, substituindo o ubíquo H.264: o novo H.265 (HEVC, isto é High-Efficiency Video Coding) é focado em vídeos 4K HDR, com otimizações que o tornam 40% mais comprimido que o H.264.


A Apple está introduzindo a nova geração do seu motor gráfico, o Metal 2, com inúmeras otimizações e uma série de novas APIs para desenvolvedores, proporcionando ganhos enormes e perceptíveis. Além de levar o Metal a placas gráficas externas e para realidade aumentada, o SDK do Steam VR, por exemplo, chegará ao Mac em breve, bem como a Unity e a Unreal Engine.


O Developer Preview do macOS High Sierra está disponível para desenvolvedores, enquanto o beta público chegará no fim de junho. E a melhor notícia de todas, funcionará em todos os Macs compatíveis com o Sierra.

Postar um comentário